quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ESTÁ ACONTECENDO O CURSO INTERPROVINCIAL DE FRANCISCANISMO EM PENEDO - ALAGOAS


Penedo cidade bonita de Alagoas,
Penedo cidade barroca e colonial,
Penedo tem o rio São Francisco,
Tem a rocheira, o convento e a catedral.

Como num grupo de exploradores de belezas arquitetônicas e patrimoniais os frades participantes do curso interprovincial de franciscanismo saíram pela cidade de Penedo para conhecer a terra das rochas do baixo são Francisco com suas calçadas e ruas antigas cercadas por casarios com belas fachadas e cores.
Fazendo um city tour patrimonial os jovens frades oriundos de diferentes regiões do Brasil bem como de diferentes províncias franciscanas do Brasil (Província de Santo Antônio do Brasil, Província de Nossa Senhora da Assunção, Província do Santíssimo Nome de Jesus, Fundação Missionária Nossa Senhora das Graças) ficaram admirados com as belezas, ao mesmo tempo que, atentos e curiosos deixavam ecoar nos seus ouvidos as informações do guia de turismo que acompanhou o grupo nos turnos da manha e da tarde. E assim, partindo do convento franciscano que os acolhia, de Santa Maria dos Anjos, conheceram a Catedral diocesana, as igrejas dos Pardos e dos Pretos, assim com a das Correntes e alguns outros prédios que fazem parte do acervo patrimonial da cidade fazendo da Penedo histórica e desconhecida familiar aos seus olhos e passos.
Para oficializar a abertura do encontro, logo depois, a noite, sob a penumbra que abraçava a capela conventual, iniciando com um momento de contemplação e meditação da Cruz de São Damião os frades foram acolhidos pela banda da Sociedade Penedense de Música, e o momento era intercalado com testemunhos felizes da presença dos frades na região penedense e sobretudo um clima de grande acolhimento e festa; tanto que ao sair dali o ritmo do frevo e sua dança, bem como outros ritmos e culturas tomou conta do claustro do convento e logo em seguida no momento da recreação dos frades.

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.