segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curso Interprovincial de Franciscanismo aborda tema da Identidade Franciscana


A temática refletida durante este dia abordou a identidade franciscana, sob as orientações de frei Inácio Dellazari, OFM, da Província São Francisco de Assis, do Rio Grande do Sul, e que atualmente residee na casa de missão interprovincial de Roraima.


O que seria tornar conhecido que Deus é nosso irmão, na visão de Francisco de Assis?
Frei Inácio apresenta fundamentos importantes que permearam a vida itinerante de Francisco de Assis no contexto universal. O principal deles é a relação com o Criador e a criação, que nos revela nossa identidade como criaturas na minoridade.
Algo a destacar é a visão que Francisco tem com relação à encarnação. Basta citar, neste sentido, a noite de natal de 1224, quando, na aldeia de Greccio, Itália, Francisco encenou o presépio. Desta forma ele aponta para o cuidado e a beleza que devemos ter com este mistério da Encarnação: um Deus que é tão grande e ao mesmo tempo se deixa ser carregado por mão humanas.

Francisco tem o desejo que neste dia todas as criaturas de o Criador se confraternizassem. A missão e o cuidado que Francisco tinha com a natureza pede-nos que, como irmãos menores, o tenhamos para com a mãe terra.  Isso nos remete a dimensão ecológica tão cara a Francisco .
Se quisermos entender a nossa identidade é necessário compreender a identidade de Jesus.  Se Ele é a imagem do Deus invisível, a pessoa é imagem da imagem, semelhantes a ele porque são chamadas a viver o amor, a paz, a solidariedade… É essa semelhança da missão e do caminho da vocação com Jesus que nos torna parecidos com Deus. Numa de suas admoestação (V. 1-2), ele alerta: “Considera, ó homem, a que excelência te elevou o Senhor Deus, criando-te, formando-te, segundo o corpo a imagem do seu dileto
Olhando mais de perto a conversão de Francisco, notamos que ela não foi voltada para o céu, mas para os irmãos na terra, para viver em fraternidade o propósito evangélico. Nada de mundo das ideias, mas sim o mundo real. Este caminho percorrido por Francisco foi conduzido pelo próprio Senhor, que o animou na busca de viver o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso está evidente em seus escritos, principalmente em suas cartas e admoestação. Nelas Francisco revela este desejo e cuidado com a fraternidade, de que os irmãos se coloquem neste ideal de vida, orientando sua existência para o amor a Deus e aos irmãos.Filho, segundo o Espírito, a sua própria semelhança”.  Na visão de Santa Clara de Assis, Jesus é o espelho da perfeição, Aquele que revela a nossa identidade como pessoa humana.

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.