segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Curso de Franciscanismo aborda em sua segunda parte a questão do consumismo


Dando prosseguimento ao Curso Interprovincial de Franciscanismo, que vem trabalhando a identidade franciscana a partir dos Documentos da Ordem, sua segunda parte pretende abordar a questão do consumismo e suas implicações, assessorada pelo frei Eulálio Miranda, OFM, da Fundação Nossa Senhora das Graças.



Com a leitura da carta do Ministro Geral aos Jovens elaborada no Capitulo under ten acontecido em Guadalajara no México, iniciou-se a reflexão. Na primeira parte, discutindo sobre os elementos centrais da forma de vida franciscana, concentrada em três eixos: uma vida de radicalidade evangélica, uma vida em fraternidade e minoridade, e de missão na Igreja e no mundo.
Na primeira dimensão observa-se o quanto é necessário aos franciscanos serem totalmente entregues a Deus. Confrontados com a cultura dominante da imagem, do efêmero e também com a difusa busca de sentido, percebe-se a forte influencia dos meios de comunicação que pregam uma vida mais individual, o que pode levar ao distanciamento do ideal de vida franciscano que é a fraternidade e o seguimento de Cristo. Por isso e preciso ter sempre o olhar voltado para o Senhor.
Na carta aos jovens foi destacado ainda o aspecto da imediatitude, de que tudo é imediato na sociedade e como isso pode influenciar também a vida religiosa. O progresso técnico, a produção e o consumo transformam-se cada vez mais nos grandes motores da vida social, provocando uma dinâmica insaciável, transformando as relações humanas em simples relações de consumo.
Como resposta ao imediato os frades percebem que devem demonstrar, de forma concreta e alegre, o nosso modo de viver o sine propriae (sem propriedade)meio pelo qual hoje, mais do que nunca, são chamados a um viver que produz liberdade, deixando de lado tudo que torna a pessoa dependente no reconhecimento de sua dignidade: o consumo como busca para preencher seu vazio existencial; a insensibilidade que deixam escravas muitas vidas.
Fr. Robleygson Ribeiro de Oliveira, OFM – Provincia do Santissimo Nome de Jesus de Goias

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.