domingo, 8 de dezembro de 2013

“Uma grande Alegria: O sonho daquele Menino continua!”



Minhas irmãs e meus irmãos,
PAZ E BEM!

           
            Festas, luzes, flores, incensos, canções. Da Catedral do Bispo de Roma às periferias e sertões de nosso imenso Brasil, estamos fazendo memória de um acontecimento que marcou e mudou definitivamente a história da humanidade: O anunciado pelos profetas, O esperado das Nações, O Filho Amado de Deus “transcorrido nove meses, nasce em Belém da Judeia da Virgem Maria, feito homem: Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana.” (Cf. Kalendas).
Sabemos no entanto, que o Natal não é simplesmente comemorar o dia do nascimento de Jesus; é muito mais: é voltar toda nossa atenção e sentimentos para a gruta de Belém, lá onde em meio aos animais: boi e burro e junto a tantas outras criaturas, entre estas às do Céu, viu-se o Verbo se fazendo Carne e armando sua tenda entre nós; justamente por que não havia em nenhuma hospedaria, lugar para ele e sua família! Em nosso Rito Romano, de forma orgânica, esta Solenidade surgiu a partir do século IV, tendo como data o dia 25 de dezembro, de acordo com um antigo documento intitulado “Cronógrafo Romano”. Lucas vai narrar em seu Evangelho de forma admirável e quase inacreditável como se deu o nascimento do Menino, este que sendo o “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.” (Cf. Is 9,5), quis vir ao mundo e manifestou-se a nós “envolto em faixas e repousando numa manjedoura”. (Cf. Lc 2,7). É a Liturgia da sobriedade e da ternura, da contemplação e do silêncio, da essencialidade e da profundidade!
O Natal convida-nos ainda para assumir corajosamente uma cultura de mais simplicidade e menos espalhafatos; de deixar pelo caminho o peso e amarras que impendem a vivência alegre do Dom do Evangelho. A Encarnação de Deus na terra dos homens deixa-nos ainda uma lição de contrariedade: Para os que projetam suas vidas na segurança dos ‘palácios de Herodes’: Ele nasce no chão duro e no esquecimento de um estábulo! Para os que escolhem a força e o domínio: Ele vem na fragilidade de uma criança! Para os que fazem questão de semear discórdia, divisão e criar muros: Ele promete através do profeta Isaias: “O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los.”. (Cf. Is 11,9). Aos que se deixam encantar tão somente pelas esplendorosas Catedrais e pelos Templos do consumismo no dizer de Frei Beto - dominicano; pelas roupas de grife, pelos perfumes importados, por uma farta ceia regada de ricas iguarias onde somente um pequeno grupo pode participar: Ele numa Liturgia da Criação, reúne em torno de si; os que para a sociedade de seu tempo eram considerados indignos, pobres, sem vez e nem voz: os pastores, que naquela noite passariam na solidão das pastagens se não fossem visitados pelos Anjos. A comunidade daquele Menino estava, pois, constituída: Maria, seu esposo José e o Menino, os animais, os pastores e os Anjos! Quanto canto e encanto nesta Noite Iluminada e nem precisaram trocar presentes, foram simplesmente presença! É a cena que marcou profundamente o Santo de Assis que em plena Idade Média quis reviver com muita originalidade os sentimentos vivenciados pela comunidade do Menino. Francisco de Assis, tomando o Menino das Palhas numa dança alegre, própria de quem vive bem o Evangelho, redescobre o caminho da felicidade que não está em grandes coisas e posses, mas na singeleza da Criança; naquele Olhar contemplado no presépio que não pisa e não condena mas que ao fazer-se um de nós, nos tornou eternos, nos divinizou! É a Liturgia de um Deus que se fez gente, de um Deus que chora e que ri conosco, de um Deus que fez questão de ser o Emanuel.
Na celebração do Mistério da Encarnação somos então inseridos numa Espiritualidade humana e humanizadora que é celebrada na Sagrada Liturgia e que está impregnada do carinho, da ternura, da presença, da fraternidade, do encontro e do reencontro, das idas e vindas, da renovação dos tantos sonhos e esperanças, às vezes esquecidos ou até desacreditados. E assim, vai renascendo em nós O Sonho daquele Menino: “Eu vim para que todos tenham vida” (Cf. Jo 10,10). E por que o Menino é teimoso, seu Sonho continua neste final de ano e continuará no ano que se aproxima e há de seguir até que todos sejam respeitados e valorizados em seus direitos e dignidade e por que ele gosta de sonhar para todos e todas; nenhum de nós nos sintamos excluídos!
Votos de que a Solenidade da Encarnação de Jesus no tempo e na espaço nos faça redescobrir e assumir sempre mais a grande graça que nosso amado Papa Francisco nos lembrou em sua primeira Exortação Apostólica: a de que temos um Tesouro maior do que todas as riquezas materiais, tesouro este encontrado e tão bem vivida por São Francisco de Assis – A “EVANGELII GAUDIUM”! (ALEGRIA DO EVANGELHO).
Boas festas!
“Mas nem você, nem eu, ninguém diria: um Deus no colo Virgem de Maria, ponhe numa gruta todo Paraíso na manjedoura faz sublime Altar!”


O irmão e amigo,

Frei Erivaldo Valdomiro da Silva, OFM.

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.