segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Natal




Por Frei José Lucinaldo da Silva, OFM.

Natal significa o dia do nascimento à festa de Jesus Cristo. Dessa forma a festa do Natal celebra o fato histórico do nascimento do nosso salvador. A vinda ao mundo do Verbo Divino feito homem unindo a natureza divina a humana, o mistério da Encarnação.
O nascimento de Jesus foi assim: “Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o Império Romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Então, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia a Belém, cidade de Davi, porque pertencia a casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê e ela deu à luz ao seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”. (Vozes. Novo Testamento. P, 147).
Foi numa noite silenciosa e santa que nasceu Jesus. O menino era uma linda criança que irradiava uma luz interior, a criança que ali estava realmente era o filho sagrado de Deus, o conselheiro o príncipe da paz, ele transmitia em seu olhar de paz um profundo sentimento de amor divino, o nosso Salvador nascendo pobre ensina-nos que a felicidade não se encontra nas abundancias de bens. Ele encarnou-se em nossa historia sem ostentação alguma, pois sendo ele de condição Divina nunca se apegou ciosamente a ser igual em natureza a Deus Pai; assim com essa atitude nos ensinou a sermos humildes e não estar preocupados com os aplausos dos homens.
O natal está rodeado de uma simplicidade admirável: O Senhor veio sem aparato e desconhecido de todos. Foi visitado pelos anjos, pastores e reis magos. Dessa forma aconteceu o fato transcendente que une o céu a terra e Deus seres humanos. Também podemos dizer que a alegria do nascimento de Jesus Cristo está destinada a todos os corações humanos, é a alegria do gênero humano, Pois ele é a luz da vida; luz verdadeira, sol e esplendor, que veio ao mundo para iluminar todos os homens.
Dessa forma em qualquer parte, o natal une as criaturas na mesma faixa de compreensão e solidariedade, tal espirito torna o nosso coração mais sensível, humano, dócil, suave, compreensível, generoso, amigo, solidário, tolerante e amoroso. Parece que nesses preciosos instantes o ser humano abre mais o seu coração para que o menino de Belém habite e faça morada na manjedoura da nossa existência e daí poderemos dizer como disse São Paulo, “Já não sou eu que vivo é cristo que vive em mim”, assim Cristo está junto de todos, mostrando seu significado de exemplo, caridade, humildade, sacrifício e amor ao próximo. Como seria maravilhoso se o comportamento humano fosse durante todo o ano, igual ao natal revivendo a paz, a harmonia, a compreensão, o amor e a profusão de bons sentimentos.
Assim quando permitirás que nasça em ti o redentor? Ele é o caminho, a verdade e a vida, não imagina em que nova luz de compreensão te apareceria o Cristo do Evangelho, se dentro de ti nascesse o Cristo de tua experiência íntima, do teu encontro pessoal com Deus. Se Cristo vivesse em tu e tu vivesses no Cristo que vida abundante seria a tua; não caberias em te de tão feliz e a tua exuberante felicidade em Cristo transbordaria em amor e benevolência para com todos os irmãos. 
Também a própria natureza inconsciente receberia um reflexo desse transbordamento de amor e felicidade. Como São Francisco de Assis, ébrio de Deus, contarias e cantarias as glorias divina a todos os seres humanos, as plantas, as aves, aos peixes, ao sol, a lua e as estrelas. Também dizendo, gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens em todos os caminhos da sua existência.        
Assim diante do natal, que lembra a gloria na manjedoura nós te agradecemos divino mestre, de corações voltados para o teu coração e te suplicamos algo mais! Concede-nos Senhor, o dom inefável da humildade para que tenhamos a precisa coragem de seguir-te os exemplos.

Fonte Bibliográfica:         

In: A Bíblia de Jerusalém - Novo Testamento, Edições Paulinas, 1973.

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.