sábado, 6 de abril de 2013

A TODOS OS IRMÃOS DA ORDEM

Queridos irmãos: O Senhor te dê a paz!
Quando esta carta chegue até você já terá liberado minha nomeação como Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, por Sua Santidade o Papa Francisco. Eu quero, agora, para compartilhar alguns sentimentos com vocês, meus queridos irmãos.
O primeiro sentimento de imensa gratidão vai para o Pai das misericórdias para a bondade mostrada a mim ao longo dos anos. Desde que eu escolhi o ventre materno e me chamou. Ele me deu o dom de pais, Angel e Célia, que não apenas salvou minha vida, mas também uma educação na fé, o que significa que, a partir de uma idade jovem, eu me senti chamado ao sacerdócio e à vida franciscana e eu autorizados a responder com grande entusiasmo e generosidade ao chamado. Eles trabalham por exemplo e amor ao Senhor, sempre me apoiaram neste caminho e foram treinadores reais no seguimento de Cristo. Eles se juntaram a minha irmã, meu irmão e meus sobrinhos, a quem devo muito na minha vida, e os padres franciscanos. Mais tarde, a partir de quando eu tinha dez anos e meio, o Senhor deu-me os irmãos franciscanos que me acolheram e me formaram, primeiro em minha casa província de Santiago de Compostela, e depois na Terra Santa. Os irmãos da minha Província me mostrou sua confiança para escritórios colocar de grande responsabilidade, especialmente no campo da educação e do governo, então os irmãos da Ordem faria a mesma coisa, elegendo Definidor, Secretário Geral para a Formação e Estudos e Ministro Geral. E todo esse tempo eu parei de sentir a mão de Deus para me proteger e à confiança dos irmãos que não veio menos, apesar das minhas fraquezas. Por isso vou continuar a agradecer ao Senhor por Sua bondade e misericórdia para mim.
Um agradecimento especial para os irmãos que eu gostaria de ter se formado, muitos deles na casa do Pai, e aqueles com quem partilhei responsabilidades de animação e de governo, primeiro em minha província e, em seguida, na Ordem. Obrigado, querido irmão Giacomo Bini pela sua proximidade e amizade durante estes anos. De você eu aprendi muito! Obrigado irmãos Definidores o termo primeiro ou segundo do meu serviço como um ministro. Com você não era um trabalho difícil. Você sempre foi solidário com as minhas limitações e sempre confiasteis mim. Graças aos meus secretários particulares, principalmente Pe. Francisco Javier Arellano, fiel irmão e colaborador, e os irmãos da Cúria Geral, sem a qual teria sido impossível para a animação e de governo da Fraternidade. Obrigado a todos os irmãos da Ordem. Com você eu sofri e eu apreciei com você. Com você eu sobrellavado as dificuldades e alegrias da vida. Que alívio para mim saber que eu estava acompanhado dos quase 15.000 irmãos da Ordem! Talvez houvesse muito que tenho dado nos últimos 10 anos e seis Ministro e Secretário para a Formação e Estudos, mas certamente muito, muito mais, é o que eu recebi de você. Muito obrigado! Você tem sido para mim um grande presente, um grande presente! Agora que temporariamente me separar de você, eu te imploro, beijar seus pés, continuar a apoiar e me abençoar com suas orações e com o dom da fraternidade e da amizade.
Com Ação de Graças eu não posso reconhecer minhas limitações. Se for verdade, e é, que a quem muito é dado, muito será exigido, no momento me sinto mais forte do que nunca o peso de minhas fraquezas, por isso peço desculpas. Primeiro a Deus, que vai me julgar e me conhece melhor do que eu me conheço, e depois a vocês, meus queridos irmãos que prometeram servir a lógica do dom de reservas de Sir. Perdoem como muitas vezes você pode ter ofendido. Colocar a minha vida ao Senhor, eu posso lhe assegurar que eu nunca quis faltaros e eu nunca quis cair em favoritismo. Se a humildade é a verdade, posso garantir-lhe, com muita humildade, sempre e em todas as vezes que eu tentei o bem da Ordem, sem pensar em mim ou o que eu diria tanto. Também confesso que eu sempre tentando me fazer o que eu pedi para você fazer. Se você não se identificou, Confio à misericórdia do Senhor e sua compreensão fraterna.
Agora eu me sinto em meus sentimentos coração dividido: alegria e tristeza. Alegria para o Senhor está confiando em mim e para o Santo Padre, o meu "Senhor Papa" Francisco, eu confio a grande responsabilidade de servir a vida religiosa e consagrada, também sinal da sua confiança em mim e na Ordem. Tristeza, porque eu sinto sua falta, meus queridos irmãos. Eu vou sentir falta. Eu sinto falta da sua empresa na oração, no recreio, nas refeições, em todos os momentos. Falta-me o seu sábio conselho e sua mão estendida em qualquer necessidade. Eu sinto sua falta ... Eu vou continuar trabalhando consoles para a vida que eu amo, porque é a minha: a vida religiosa e, portanto, também para a vida franciscana. Sentidme ao seu serviço. Qualquer tempo, não ver isso não hesite em entrar conveniente para mim e dentro dos meus meios limitados, acho disponíveis, apenas para andar com você.
Minha ordenação episcopal está marcada para 18 de maio, véspera de Pentecostes. Ele estará em Santiago de Compostela. Eu pedi sua Eminancia Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade. Eu desejo que dia para ter todos vocês comigo fisicamente. Eu sei que não é possível. Então eu pergunto uma lembrança na Eucaristia e em suas orações. A necessidade. Rezem por mim como eu rezo por você.
Esta é a minha última carta assinada como seu ministro e servo. Com esse sentimento, e com profunda emoção, eu te abençoe no Pai Seráfico.
Frei José Rodríguez Carballo, ofm
 
Ministro Geral, OFM

1 comentários:

Quanta emoção nas palavras deste homem. Nosso Senhor o fará suportar o que vier. Longa vida a ele e que o seu serviço perdure por muito tempo. Canta, Francisco!

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.