quarta-feira, 13 de julho de 2011

EM ARACAJÚ - SE, Sepultamento do Frei José Vieira,OFM

Paz e todo o Bem!

Frei José Vieira Santos partiu. Faleceu e foi sepultado. Fiz a comunicação do seu falecimento, lembrando que muitos confrades e amigos podem e devem acrescentar dados para melhor conhecimento do bem que o Senhor realizou por meio dele.

A muitos incomoda quando se fazem referências elogiosas aos membros da Hierarquia da Igreja. Pensam talvez em puxa-saquismo ou em visões distorcidas (que talvez a maioria ainda tenha) do Mistério da Igreja, Corpo de Cristo, Povo de Deus, em que a maior dignidade que cada um de nós tem é exatamente de ser filho ou filha do Pai do Céu, irmão ou irmã de Nosso Senhor Jesus Cristo, todos a Ele configurados pela ação do Espírito Santo no Sacramento do Batismo. Neste Povo de irmãos e irmãs, há os vários ministérios para a edificação de todo o Corpo do Senhor, ministérios "batismais" e ministérios ordenados, estes hierarquicamente arrumados, em que se destacam o Papa e os Bispos. Vale destacar o papel destes, para reforçar a obrigação daqueles, de cada um de nós na vivência do fraternidade e do serviço para com todos e todas, mormente no nosso caso de Irmãos Menores.

Frei Vieira ficou hospitalizado por quase um mês. Na terça-feira, 5 de julho, o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, chegando de viagem do Rio de Janeiro, veio do aeroporto diretamente ao hospital, para visitar Frei Veira na UTI, depois passando no nosso convento. Só então foi para casa, para trocar de roupa e de mala, para ir ao retiro do clero em Salgado, cerca de 100km do Aracaju. Esse gesto do Arcebispo já demonstrou a consideração para com Frei Vieira, que ele nem conhecia, e para com a nossa Fraternidade Franciscana. Tendo Frei Vieira falecido pelas 3h da madrugada do dia 5, quarta-feira, consegui na Cúria o número do telefone de Salgado, e, pelas 8h30min, ao telefone, falei diretamente com Dom José Lessa, avisando-o do falecimento, e este me disse que desejava vir à Eucaristia e ao sepultamento, tentando eu deixá-lo desobrigado, pois ele estava no retiro do clero. Pelas 14h30, chegou telefonema da Cúria avisando que Dom Lessa já estava a caminho daqui. Ele chegou e presidiu à celebração da Eucaristia.

Concelebramos a Eucaristia de corpo presente, além do Arcebispo e do Chanceler da Arquidiocese, Pe. Gilvan Rodrigues, Frei José Teixeira Rodrigues (Frei Zezinho), guardião do convento do Penedo, que veio com os postulantes, e Frei Felisberto de Brito, vigário do nosso convento, que proferiu muito bem a homilia, e bom concurso dos fiéis leigos, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Irmãos e Irmãs Franciscanos Seculares da nossa fraternidade local e da fraternidade de São Cristóvão, com a presença e participação de D. Conceição, mãe de Frei Vieira, de seus irmãos e irmãs, e de vários sobrinhos.

Pelo que nos foi relatado, a família de Frei Veira ficou muito edificada com seu sepultamento e muito grata à nossa Fraternidade pelo cuidado por ele em sua enfermidade e falecimento.

Dom Lessa não somente presidiu à celebração da Eucaristia, como à "encomendação" do corpo, acompanhando o féretro a pé, ao lado dos frades, ao Cemitério São Benedito, onde o corpo do Frei Vieira foi sepultado, inaugurando o mausoléu do clero recém-construido, e lá ainda entou cânticos com o povo e dirigiu sua palavra como arcebispo e pastor, enaltecendo a ação de Frei Vieira.
 
Faço esse destaque da atuação de Dom Lessa, para tentarmos de uma vez por todas superar os preconceitos que ainda vitimam os irmãos leigos, totalmente iguais aos irmãos padres na profissão religiosa em nossa Ordem, como também todo tipo de discriminação contra os portadores de enfermidades incuráveis que marcam com a exclusão tantos confrades já falecidos, vários recentemente, além de outros que vivem entre nós.

A atuação de Frei Vieira na catequese e na educação dos leigos, de modo especial na formação dos candidatos e postulantes em nossa Província, e ultimamente no Curso de Bíblia e nas palestas para os noivos em nossa paróquia, deixa boa lembrança e a falta sensível da sua presença.

Deus, Nosso Senhor, o recompense e coroe na Sua Misericórdia!

Frei Antônio Carlos, ofm.

1 comentários:

Estou a Procura da Irmã MARIA da SILVA!!! DE ARACAJU pois é minha parente e perdi o contato!

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.