quarta-feira, 13 de julho de 2011

EM ARACAJÚ - SE, Falecimento do Frei José Vieira,OFM

Bom dia! Paz e todo o Bem!

"O Senhor é o Pastor que me conduz, * não me falta coisa alguma!
Pelos prados e campinas verdejantes * Ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha, * e restaura as minhas forças!

Ele me guia no caminho mais seguro, * pela honra do Seu Nome!
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, * nenhum mal eu temerei; 
estais comigo com bastão e com cajado; * eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa, * bem à vista do inimigo,
e com óleo Vós ungis minha cabeça; * o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me * por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos. (Sl 22(23)).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, * desde agora e para sempre!
Ao Deus que é, que era e que inda vem, * pelos séculos! Amém!

É com profundo pesar humano, mas com a profissão de fé mais firme na Ressurreição do Senhor e também na ressurreição dos mortos e na vida eterna, que lhe passo, e peço que passe aos ex-alunos e amigos, a notícia seguinte:

Nosso caro Irmão, Frei José Vieira dos Santos, ofm, embarcou totalmente nos braços do Pai. O falecimento foi nessa madrugada, pelas 3h, na UTI do Hospital São José, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde ele se havia internado há semanas. Estava com quase total insuficiência respiratória, com destruição de um pulmão e um grande tumor no outro. Na UTI, ficou com respiração artificial e entubado já uma semana. Administrei-lhe a Unção dos Enfermos no apartamento 102, no dia 21 de junho. Ontem à noite, foi visitá-lo o Arcebispo Metropolitano, Dom José Palmeira Lessa, que lhe deu a absolvição geral.

Já está o féretro na Igreja do Espírito Santo, do Convento de Santo Antônio, onde será celebrada a Eucaristia da Ressurreição do Senhor às 15h, seguindo depois o sepultamento no Cemitério São Benedito, na área restrita da Arquidiocese do Aracaju.

José Vieira dos Santos nasceu em 27 de junho de 1946, em Propriá, Sergipe, filho de Aloísio Santos e Maria da Conceição Vieira dos Santos. Seu pai Aloísio já faleceu há cerca de quinze anos, e seu irmão Aloísio Vieira dos Santos, além de três que precederam seu nascimento. Estão agora consternados pela partida do José, mas também gratos à Bondade Divina por tudo de bem que realizou nele e pela pessoa dele, sua mãe agora com 85 anos, e suas irmãs e irmãos: Gervásio, Maria Beatriz, Maria das Graças, Valdenice, Marly, Marcos César, Maria Helena, Maria Lúcia, Ruben.

José Vieira, filho de pescador, aprendeu do pai a arte de pescador. Pertenceu à Congregação Mariana em Propriá. Lá também aprendeu a profissão de alfaiate, que o acompanhou na vida religiosa. Inserido na paróquia e na vida eclesial, foi encaminhado por Dom José Brandão, Bispo Diocesano, e pelo Pe. José Soares, ao Convento Franciscano de Nossa Senhora, para se engajar na vida franciscana.  Sua entrada oficial na Ordem dos Frades Menores foi no dia dez de janeiro de 1971, com sua vestição de noviço da nossa Província. Emitiu os votos temporários em onze de janeiro de 1972, e os votos solenes em quinze de janeiro de 1977.

Ainda como professo temporário, foi designado para ajudar ao Frei João Pereira de Sousa (Frei Majela) na formação inicial, de que Frei João era o mestre-formador dos aspirantes e postulantes. Por longos períodos atuou na formação inicial, em Pesqueira, Penedo, Maceió e Sirinhaém. Em Maceió, graduou-se na Licenciatura Plena em Estudos Sociais e História Geral. Submeteu-se à concurso e foi aprovado e nomeado como professor de História no Estado das Alagoas. Cursou também o Instituto Superior de Pastoral Catequética (ISPAC) em Salvador, e, posteriormente, várias disciplinas teológicas no ITER. Submeteu-se igualmente a concurso na área de Religião, sendo aprovado e nomeado professor. Exerceu o magistério em vários Colégios de Maceió, notadamente no da Sagrada Família, e com o seu salário garantia a manutenção dos postulantes ao seu encargo. Também exerceu o magistério e até direção de colégio em Sirinhaém.

Quando da preparação do "infeliz fechamento" de nossas casas em Maceió, trabalhou ativamente na construção do Centro de Promoção Humana de Santa Helena, situado na área de nossa antiga paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto (2000-2002).

No Convento de Santo Antônio, do Aracaju, para onde veio em 2010, exerceu a pastoral nas Palestas para Curso Noivos, na Catequese, no Curso de Bíblia, entre outros.

Outras informações devem ser ainda acrescentadas pelos demais confrades que o acompanharam em sua vida e ação.

Todos os ex-alunos, amigos e confrades que tiverem acesso, estão convidados a participar da Eucaristia em sufrágio do Frei Vieira.
Frei Antônio Carlos, ofm.

1 comentários:

Com pesar recebi a notícia do falecimento de Frei Vivi (era assim que eu o chamava).
Passei a semana triste, tendo recebido a notícia, somente no dia 12/07.
Relembro os momentos bons e ruins que vivenciamos no ano de 1989, em Sirinhaém.
Adormeceu meu mestre de postulantado. Uma experiência que marcou minha vida para sempre e da qual só me arrependo não ter sido humilde o suficiente para, hoje, ser frade menor, um sonho que não realizei.
Aqui, minhas saudades e agradecimento póstumo ao Frei Vivi.

Wellington Machado Ferreira -
Itapetinga- Bahia

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.