terça-feira, 7 de junho de 2011

Irmãs Clarissas celebram abertura de jubileu em Canindé

Por Irmã Maria Karolyne, OSC e
Irmã Agnes Maria, OSC

Nos dias 31 de Maio a 5 de Junho de 2011, a Federação Sagrada Família da Ordem de Santa Clara no Brasil, reuniu cerca de noventa Irmãs de dezesseis Mosteiros do Brasil, para um Encontro de Formação ministrado por Frei José Carlos Pedroso, OFMCap e Frei Sérgio Henrique, OFM da Província de Assis (Itália).

Os temas desenvolvidos nos dias do Encontro foram:

- São Francisco e Santa Clara como mestres da mística;
- Pontos importantes da Espiritualidade Franciscana;
- Abrace o Cristo Pobre como virgem pobre;
- A obediência franciscana;
- Interiorização do ser;
- Formação humana.

A programação decorreu intensivamente com horários especiais e momentos de orações comunitárias preparadas antecipadamente onde meditamos as propostas da celebração do Jubileu para reflexão e aprofundamento durante o ano de 2011. A cada noite, uma Comunidade com criatividade e beleza, preparou um momento orante e celebrativo, com cantos e textos reflexivos que possibilitou às Irmãs de, ali diante de Jesus Sacramentado, reconhecer e agradecer os imensos benefícios que o Pai de toda bondade concede a cada dia e o maior e mais perfeito é a da vocação.

Também as Celebrações Litúrgicas e Orações de Laudes e Vésperas (Liturgia das Horas) foram momentos fortes de comunhão entre as Irmãs e o Povo de Deus Canindeense.

Ponto culminante do Encontro foi a presença do Ministro Geral, Frei José Rodriguez Carballo, OFM, que chegou na manhã do dia 4 de Junho exalando o perfume da alegria e satisfação, com um olhar paterno e luminoso, abraçando e abençoando cada irmã, qual outro Francisco que ao contemplar a lua no rio, via refletido feliz o rosto de Clara.

Após a acolhida fraterna e calorosa, falou às Irmãs sobre a “Identidade de Clarissa”, e convidou-as a viver intensamente essa “identidade própria” como graça do Ano Jubilar, recordando o que diz Santa Clara em seu Testamento: “Reconhece a tua vocação”.

Também fez um itinerário dos principais fundamentos do carisma e vocação clariano: a fraternidade, o sem nada de próprio, o ser “irmãs pobres” de Santa Clara, o ser contemplativas e ainda a complementariedade com os irmãos da Ordem I.

Após a foto oficial o Ministro Geral presidiu a Santa Missa, concelebrada por vários Frades entre eles: Frei Marconi Lins, Ministro Provincial - Província Santo Antônio -, Frei Raimundo J. Oliveira Castro, Assistente Nacional da Federação Sagrada Família, Frei Nestor Inácio Schwerz, Definidor da América Latina, Frei José Batista Fernandes Sobrinho, OFM.

A intenção principal foi a Abertura das celebrações do VIII Centenário da consagração de Clara na Porciúncula e com isso o início da fundação da Ordem das Irmãs Pobres de Santa Clara, de modo especial neste Encontro da Federação no Brasil.

Na homilia Frei José dizia: “o que é que queremos celebrar durante este ano jubilar? A resposta parece óbvia e eu a formularia com as palavras de João Paulo II no início deste milênio: ‘Queremos olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança’ (cf. NMI 1). Olhar, viver, abraçar, gratidão, paixão, esperança, são atitudes que não podem faltar na celebração deste Centenário” (veja a homilia na íntegra).

Na conclusão disse às Irmãs: “Ao longo deste Centenário, como nos pedem as leituras apenas proclamadas, em profunda comunhão com Francisco e Clara, deixai-vos conduzir ao deserto, renovai aí vossa união esponsal com Cristo, em justiça, misericórdia e fidelidade (Os 2,17.21-22), e vossa pertença exclusiva a ELE. E fazendo memória de vosso propósito, permanecei sempre unidas a Ele, como os ramos à videira, para que deis frutos abundantes (cf. Jo 18, 20-26)”.

A Capela do Mosteiro Santíssimo Sacramento, estava repleta e estavam presentes os irmãos da I e III Ordem e os fiéis que com piedade e muita alegria vieram para juntos celebrar.

O Ministro Geral e os frades que o acompanhavam almoçaram com as Irmãs fazendo daquele lugar uma “outra Assis”, onde irmãos e irmãs partilharam o Pão da Palavra e o pão da mesa.

À tarde, ainda tiveram a graça de celebrar o ofício das I Vésperas da Ascensão do Senhor presidido por Frei José R. Carballo que convidou as irmãs e todos os demais presentes a se envolverem no mistério desta Solenidade e elevar os corações e olhares aos Céus e deixar-se transformar por Cristo que fez em tudo a vontade do Pai.

Logo após esse momento houve uma apresentação teatral produzida por um grupo de jovens que no desenrolar da peça iam relatando o itinerário da vida de Santa Clara e por sua criatividade com beleza, simplicidade e maestria encantou a todos.

O Encontro concluiu no dia 5 de Junho, com o almoço, e aos poucos as Irmãs retornaram aos seus Mosteiros espalhados pelos quatro cantos de nosso imenso Brasil levando consigo renovado ardor do carisma Clariano, e às portas de celebrar a festa de Pentecostes, pode-se ver acontecer um novo derramamento do Espírito e com Santa Clara rezar: “Por isso dobro os joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Ef 3,14) para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, de nosso bem-aventurado Pai Francisco, [de nossa bem-aventurada Mãe Santa Clara] e de todos os santos, o Senhor que deu o bom começo dê o crescimento (cf. 1Cor 3,6.7) e também a perseverança até o fim. Amém” (TSC).

Em louvor de Cristo!
Amém.

fonte: http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2011/caninde/

0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.