quinta-feira, 16 de maio de 2013

Novo Ministro Geral será eleito dia 22

Por Moacir Beggo
A Ordem dos Frades Menores terá um novo Ministro Geral no próximo dia 22 de maio. Ele se tornará o 120º sucessor de São Francisco de Assis, já que o Ministro Geral Frei José Rodríguez Carballo foi nomeado pelo Papa Francisco secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
A Ordem dos Frades Menores terá um novo Ministro Geral no próximo dia 22 de maio. A convocação para eleição foi feita pelo Vigário Geral Frei Michael Perry (foto), que responde pela Ordem até a eleição do novo Geral. O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel participa da eleição, que começa com um dia de retiro na véspera.
O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel participa da eleição como vice-presidente da Conferência Brasileira e fala de sua expectativa com relação a esta eleição: “Vamos eleger um irmão da Ordem que termine o mandato do atual Governo da Ordem que vai até Pentecostes de 2015. Nesse sentido, penso ser de fundamental importância que este Irmão Ministro, que será eleito no dia 22 de maio, dê continuidade às decisões e proposições do último Capítulo Geral  (“Portadores do Dom do Evangelho”) e também que, a partir do próximo Conselho Plenário da Ordem, que será em novembro de 2013, na Polônia, inicie o processo de preparação ao Capítulo Geral de 2015″, explica o Ministro Provincial.
Para Frei Fidêncio, o momento não poderia ser mais provocador para a Ordem: “Que este Ministro entusiasme todos os irmãos da Ordem a viverem com alegria a vocação franciscana e a missão evangelizadora da Ordem, na Igreja e no mundo. Muito nos orgulhamos com o nome do atual Papa: Francisco! Penso que todos nós, Frades Menores, em sintonia com o novo Ministro Geral, estamos sendo provocados pelo Papa a dar maior visibilidade ao nosso Carisma e Missão no mundo de hoje”.
A Conferência Brasileira tem como presidente Frei João Inácio Müller, Provincial da Província São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, que também participa da eleição. Além da Conferência Brasileira, mais treze Conferências estarão representadas além da Custódia da Terra Santa, a saber: Conferência Italiana, Hispano-lusitana, Transalpina, Cone Sul, Bolivariana, Ásia Oriental, Ásia Meridional, Austrália e Oceania, Anglofônica, Africana, México e América Central, países Eslávicos do Sul e países Eslávicos do Norte.
A Ordem dos Frades Menores está presente em 110 países, organizada em 103 províncias, 8 custódias autônomas, 14 custódias dependentes, 1 Federação e 20 Fundações. As Províncias e Custódias Autônomas são governadas, respectivamente, pelo Ministro Provincial e seu Definitório ou pelo Custódio e seu Conselho, eleitos pelo Capítulo Provincial ou Custodial. As Províncias de uma ou mais áreas geográficas formam uma Conferência. Na Ordem dos Frades Menores as Conferências de Ministro Provinciais somam 14.
A Ordem dos Frades Menores está constituída por cerca de 15 mil frades que, incorporados nas Províncias e nas Custódias, são governados pelo Ministro Geral com seu Definitório (Conselho). A Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório III (1223), é o fundamento da vida e da legislação da Ordem.
Frei José Carballo  foi eleito Ministro Geral no dia 5 de junho de 2003 e, em 4 de junho de 2009, foi reeleito para mais seis anos. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco para o novo cargo no dia 6 de abril último. Frei José será ordenado arcebispo no dia 18 de maio, véspera de Pentecostes. Espanhol, ele será ordenado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, no santuário de Santiago de Compostela, na Espanha.

FONTE: http://www.franciscanos.org.br/?p=37948


0 comentários:

Postar um comentário

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.