Definidores

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Curso Interprovincial de Franciscanismo

Cidade de Penedo - Alagoas

Fraternidade Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Web Rádio Santo Antônio

Acesse nossa Rádio

Serviço de Animação Vocacional

Novo site do Serviço de Animação Vocacional

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Semana Santa, em Cosme de Farias - Salvador















O COTIDIANO DA PÁSCOA

Celebramos solenemente o dia da Páscoa do Senhor, fazendo memória de sua gloriosa ressurreição, de sua vitória sobre o pecado e a morte, e reassumimos nosso compromisso de união com Ele, renovando as promessas de nosso batismo na solene Vigília Pascal! Entramos agora no Tempo Pascal, que se estenderá até o Domingo de Pentecostes, neste ano, no dia 12 de junho.
Durante os cinqüenta dias nos quais viveremos o Tempo Pascal, somos convocados pela Igreja a fortalecer nossa esperança e firmar nosso compromisso de testemunhas da ressurreição do Senhor. A exemplo do apóstolo João, no trecho do Evangelho proclamado no domingo de Páscoa, que “viu e acreditou” (Jo 20,8), nós também vimos e acreditamos nos sinais do Cristo ressuscitado em nossa história e vivemos para testemunhar a força da ressurreição do Senhor em nosso dia-a-dia.
O centro de nossa vida cristã é a celebração do mistério pascal do Senhor celebrado diariamente e solenemente a cada domingo, dia pascal por excelência. Por isso, a celebração anual da Páscoa tem a finalidade de nos fazer mergulhar no mistério pascal do Senhor – sua morte e ressurreição – para que a qualidade de nossa vida cristã seja o testemunho concreto daquilo que acreditamos.
Pessoalmente e enquanto comunidade de fé, que é a Igreja, somos testemunhas da ressurreição do Senhor e nossa vida consiste em anunciar a todos os povos que Jesus ressuscitou e é o juiz dos vivos e dos mortos estabelecido por Deus (cf. At 10,42). Mas isso se faz vivendo a vida nova que o Senhor nos deu no batismo e que cada dia buscamos viver num processo de conversão permanente aos valores do Evangelho. O critério de nossa vida é a vida de Jesus Cristo, nosso Senhor! Esta é a razão pela qual o apóstolo Paulo afirma: “Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus: quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele na glória” (Cl 3,1-4). Procurar as coisas do alto não significa alienar-nos da realidade da terra e não nos comprometermos com a construção da justiça e da paz. Pelo contrário, nossa fé na ressurreição do Senhor nos motiva e nos faz construtores dos valores do Reino do Céu neste mundo, em nossa história, todos os dias! A vida em Cristo é uma vida transformada pelo Evangelho e que nos faz instrumentos da transformação do mundo!
Quando Jesus nos chama a ser luz e sal da terra, Ele quer nos motivar a viver nossa vocação de continuadores da vida que Ele viveu, e passar pelo que Ele passou: perseguição e morte por causa do Reino do Pai.
Temos que somar com os homens e mulheres de boa vontade que já estão engajados na construção da justiça e da paz, na defesa dos direitos dos pobres e na proteção do meio ambiente, inclusive sofrendo perseguição e até dando sua vida por essas causas! Os meios de comunicação mostram só em parte a luta permanente dessas pessoas! E nós, porque acreditamos na ressurreição de Jesus Cristo e vivemos dela, devemos com maior empenho testemunhá-la mostrando que a causa de Cristo e Sua morte e ressurreição é a vida em abundância que nosso Deus e Pai quer para toda a humanidade e toda a criação!

Viver a Páscoa é, então, a razão de nossa vida cristã!

Frei Marconi Lins, OFM

FONTE: http://ofmeventos.blogspot.com/

domingo, 17 de abril de 2011

Fraternidade Santa Clara de Cosme de Farias visita as obras sociais de Irmã Dulce.






Gesto concreto da Campanha da Fraternidade em Cosme de Farias, plantação de mudas ao lado da Igreja matriz Santo Antônio.







A Plantação do Jardim


A Fraternidade Santa Clara que recentemente se incorporou a Paróquia de Santo Antônio, teve a iniciativa de realizar um ato concreto que demonstrasse o cuidado com a natureza, aproveitando a temática da campanha da fraternidade deste ano, A vida no Planeta.


O ato escolhido foi a plantação de um jardim na igreja matriz, pois esta não possuía nenhuma área verde. Apesar da simplicidade do ato, este foi de grande importância.


A plantação foi morcada por um trabalho em conjunto muito bem desempenhado pelos paroquianos e pela fraternidade, de forma que era possível perceber a satisfação, a alegria e o amor que todos sentiam por realizar aquele gesto.


Homens e mulheres, jovens e adultos todos cooperavam para a obra, fosse cavando, plantando, fincando as raízes ou regando as mudas recém-plantadas, todos vivenciaram verdadeiramente o “ser irmãos”.

Paz e Bem,


Raicilane Santana
FONTE: http://ottaumaturgo.blogspot.com

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.