Definidores

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Curso Interprovincial de Franciscanismo

Cidade de Penedo - Alagoas

Fraternidade Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Web Rádio Santo Antônio

Acesse nossa Rádio

Serviço de Animação Vocacional

Novo site do Serviço de Animação Vocacional

sábado, 21 de setembro de 2013

Encontro e partilha das casas vizinhas como expressão do carisma Franciscano



Frei José Lucinaldo da Silva, OFM.

               As fontes franciscanas ensinam que os primeiros irmãos sentiam necessidade de formar fraternidade de vida em torno de São Francisco e manter entre si um contato permanente. Sentiam-se impulsionados a partilhar suas experiências com os irmãos quando voltavam de suas viagens missionárias. Era comum o colóquio entre eles quando se fazia necessário realizar determinados trabalhos ou tarefas da missão. Anualmente se reunião em capitulo, com propostas bem nítidas de aprofundar a observância do santo Evangelho e da Regra, determinarem suas tarefas e não esmorecerem no meio de suas fraternidades. (Cf. 3C, 57-59).
            Nesse contexto, o encontro das casas vizinhas é um meio extremamente valioso para alimentar o convívio dos irmãos e possibilitar sua busca de experiência na fidelidade do seguimento ao santo evangelho, a que se pressuporão.
            Com outras palavras tal encontro é um instrumento que ajuda as fraternidades e os irmãos, a compreender e a viver melhor sua vocação franciscana. E quanto mais ativa e instrutivamente os irmãos participarem na busca da vontade de Deus e do bem da fraternidade, tanto mais frutuoso se tornara para as mesmas. Assim os confrades reunidos poderão experimentar o quanto sua vida com Deus e com a comunidade está impregnada da vocação cristã e franciscana.
            Ao contrario, a experiência mostra também que quanto mais raramente os irmãos se reunirem para a oração e para a reflexão em comum de sua vida, como irmãos de São Francisco, no seguimento de Cristo, tanto mais fraca e frágil se torna a relação entre eles. Assim esse encontro promove-nos e fortalece nossa unidade interna e externa.
            Acresce ainda que o encontro das casas vizinhas é para cada irmão um acertado espaço de contribuição para a renovação constante da vida religiosa. Dessa forma somos convidados a fazer frutificar os carismas especícos e benefícios em prol de toda a fraternidade provincial. Também somos motivados a partilhar nossos sentimentos, medos, preocupações e dificuldades como Francisco o desejava de seus irmãos (Cfr. Cap. VI da Regra).
            O certo é que a realização do carisma Franciscano necessita de estruturas claras e execuções reais. Onde elas existem e funcionam, os confrades experimentam a bênção de tais estruturas. Se elas, porém, são fracas ou até inexistentes, torna-se visível o prejuízo para a fraternidade e para cada irmão em particular. Ainda que o encontro das casas vizinhas não seja a única forma da expressão do carisma Franciscano, é sem dúvida uma possibilidade singular que os irmãos encontram para alimentar a solidariedade fraterna em cristo e a busca comum da vontade do Deus encarnado em nosso meio.
            Concluo lembrando, que todos nós somos responsáveis para renovar a vida da fraternidade no espirito do Evangelho, a partir da correção fraterna, da abertura para um dialogo e na escuta humilde do que Deus quer dize para nós, em cada situação que nos é partilhada pelos nossos confrades.


Paz e bem!






















segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MINISTÉRIOS DO ACOLITATO E LEITORATO DO FREI DAVI,OFM EM SALVADOR- BA


A Fraternidade São Francisco de Salvador - BA, hoje dia 02 DE SETEMBRO DE 2013, com grande alegria elevou a Deus louvores em agradecimento pelo Dom da Vocação do Frei José Davi, OFM, na Celebração onde o confrade recebeu os MINISTÉRIOS DO ACOLITATO E LEITORATO.















VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.