Definidores

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Curso Interprovincial de Franciscanismo

Cidade de Penedo - Alagoas

Fraternidade Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Web Rádio Santo Antônio

Acesse nossa Rádio

Serviço de Animação Vocacional

Novo site do Serviço de Animação Vocacional

quinta-feira, 21 de junho de 2012

NOVENÁRIO DE SÃO JOÃO BATISTA NA CIDADE DE IGREJA NOVA - AL






domingo, 17 de junho de 2012

PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA EM IGREJA NOVA - AL ESTÁ EM FESTA.



sexta-feira, 15 de junho de 2012

SEMINÁRIO Justiça Ambiental: Espiritualidade e Missão Franciscana no Contexto Atual











Os Confrades Frei Francisco Rogério,OFM / Frei Elielton,OFM e Frei Cesár,OFM participaram do SEMINÁRIO Justiça Ambiental: Espiritualidade e Missão Franciscana no Contexto Atual, na cidade de Bacabal - MA no periodo de 08 a 10 de Junho pp 

FESTA DE SANTO ANTÔNIO NO CONVENTO SÃO FRANCISCO, SALVADOR - BA







quinta-feira, 14 de junho de 2012

TERRITÓRIO DE NOSSA PROVÍNCIA

Franciscan@s discutem Justiça Ambiental


Face à realização da Conferência da Organização das Nações Unidas - RIO+20 e da Cúpula dos Povos, a serem realizadas de 15 a 23 desse mês no Rio de Janeiro, a Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, através do JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação promove a reflexão e discussão sobre Justiça Ambiental: Espiritualidade e Missão Franciscana no contexto atual.

O seminário reúne na cidade de Bacabal/Maranhão não somente franciscanos e franciscanas das mais diversas partes do Brasil, mas também religiosas, formandos, leigos, leigas, estudantes, padres e militantes simpatizantes dos princípios franciscanos que atuam nas comunidades de base, buscando viver o Evangelho através da luta pela superação das situações que oprimem o nosso povo, especialmente aqueles mais pobres – mais fragilizados.

A discussão da Justiça Ambiental implica estender o nosso olhar sobre os conflitos sociais bem como aos reais interesses coorporativos e do mercado de capital responsáveis por sustentar as grandes estruturas de poder que afligem o nosso povo e são causas dos processos de opressão, marginalização e das desigualdades sociais.

Refletir a conjuntura atual implica necessariamente reconhecer e nos comprometer com a superação das “diferentes dores e aflições” presentes no dia a dia das comunidades e que são resultado das ações daqueles que buscam o lucro, a acumulação e a concentração de riquezas.

Esse compromisso exige de nós assumirmos a defesa da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação numa perspectiva mística de resignificar, em nossos dias e em nossas lutas o encontro vivenciado por São Francisco com o Leproso de Assis. Segundo Frei Adelmo Francisco - Província Santa Cruz, assessor do encontro e Animador Nacional JPIC/CFMB, “como em Assis, o Espírito nos conduz hoje a ir ao encontro das diferentes realidades de opressão vivenciadas pelo nosso povo, assumindo a sua defesa bem como a defesa da natureza da qual somos parte”.

O Seminário conta ainda com a assessoria do Frei Joseph Rosanky – Secretário JPIC/OFM-Roma, no campo da espiritualidade e mística franciscana e, para os temas relacionados a Rio+20/Cúpula dos Povos/Economia Verde, de Hugo Paixão do Serviço Franciscano de Solidariedade/Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Vale destacar que o seminário conta com representantes das seguintes províncias: Província Santo Antonio do Brasil, Província Franciscana São Francisco de Assis, Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, Província Franciscana Santa Cruz e Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

por: Hugo Paixão

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL

MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL PARA O DIA DA PROVÍNCIA


 Mensagem para o Dia da Província – 13 de junho de 2012

 
Caríssimos confrades,
Paz e Bem!

Dia 13 de junho é para nós solenidade de Santo Antônio, padroeiro de nossa Província! Aqui em Pernambuco ele também é padroeiro da cidade do Recife, de nosso estado e da Arquidiocese. Queremos que este dia seja vivido por todos nós como DIA DA PROVÍNCIA!

Com isto queremos cultivar o sentido de pertença à Fraternidade presente no Norte, Nordeste e na Alemanha e que se chama Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil! Antes de ser uma instituição canônica e juridicamente reconhecida pela Igreja e o Estado brasileiro, a Província é uma Fraternidade nascida pela força do Evangelho de Jesus Cristo na vida de Francisco de Assis e seus primeiros companheiros no século XIII, na Itália. Carrega consigo um carisma que brota da escuta obediente do Evangelho na vida de São Francisco e que originou uma espiritualidade, uma maneira de viver, de ver a realidade e a natureza, de ser cristão e de contribuir para a construção da história humana. É impossível conhecer a história universal sem identificar a presença marcante do Poverello e da Ordem dos Frades Menores a partir do século XIII. Francisco e Clara de Assis, Antônio de Lisboa e tantos outros continuam dando origem a estudos e reflexões acadêmicas, livros e congressos, mas, sobretudo interpelando a humanidade a buscar sentido para a vida neste planeta Terra!

Concretamente nós frades somos depositários deste patrimônio espiritual e nossa vida deve ser a concretização histórica da forma de vida (forma vitæ) que viveu e nos propôs Francisco de Assis. Neste contexto a Província é o espaço humano, espiritual e testemunhal desta forma de vida. É nela onde vivemos nossa vocação batismal amadurecida na consagração religiosa! É nela, também, onde crescemos e amadurecemos para a convivialidade, na capacidade de perdoar e buscar o perdão entre nós e com todos os homens e mulheres com os quais o Senhor nos concede conviver. É nela onde aprendemos a viver nosso compromisso com a construção da justiça, da paz e da reverencia para com a Criação como valores evangélicos.

Quando alguém me pergunta como vai a Província, respondo que vai de acordo como cada frade e cada fraternidade está buscando viver seu projeto de vida pessoal e comunitário, testemunhado o compromisso com o Evangelho no engajamento eclesial e social na condição de frades menores. Mas para isso é preciso estar em sintonia com a nossa Ordem, ouvindo, refletindo e buscando viver concretamente as intuições de seus documentos e o projeto Partir novamente do Evangelho (2010-2015), levar a sério o Moratorium e as decisões do Capítulo geral de 2009 como também de nosso Capítulo provincial realizado em janeiro deste ano. Não nos faltam subsídios para iluminar nossa vida e nossa missão onde quer que estejamos! Recordo aqui a belíssima carta que nos enviou nosso Ministro geral, Frei José Rodríguez Carballo, no último mês de março, na qual afirma: “Insisto no cuidado para com a pessoa dos Irmãos, no cultivo da qualidade evangélica de vida e no aprofundamento teórico e vivencial da nossa identidade franciscana. Que a Formação Permanente, animada em especial pelo governo provincial e pelos guardiães, possa ajudar na revitalização de cada Irmão, de cada Fraternidade e da Província no seu todo. Para isso sejam devidamente valorizados os diferentes meios. Entre outros, faço referência à vida quotidiana nas Fraternidades locais, aos Capítulos locais, aos encontros entre os Irmãos em âmbito regional e provincial, aos retiros mensais e anuais, ao contato e familiaridade com as Fontes Franciscanas e as Constituições gerais, aos subsídios da Ordem, a cursos de atualização e capacitação nos ministérios, também para os Irmãos leigos.”

Como primeiro responsável pala animação provincial, estou visitando os confrades e, com os irmãos definidores, buscando organizar as estruturas e mediações necessárias que nos garantam manter nossa vida, o cuidado com nossa saúde e seguridade social, nossa formação permanente, o cuidado pastoral das vocações e a formação inicial, dando assim perspectiva ao caminho histórico e missionário que devemos construir no presente e futuro próximo. Por isso o dia de hoje deve ser celebrado por cada um de nós e por nossas fraternidades para reavivar o dom de nossa vocação nesta Fraternidade provincial! Que não nos falte motivação para o gosto de estarmos juntos em fraternidade, solidários nas alegrias e tristezas do dia a dia, esperançosos com as novas vocações, solícitos para com as necessidades de nossos irmãos idosos, enfermos e em dificuldades, alertas para não permitirmos que as ervas daninhas do pessimismo, do comodismo, da maledicência e da deslealdade encontre espaço em nosso coração pondo em risco o que temos de mais precioso e que constitui o sentido mesmo de nossa existência: a fraternidade.

Finalmente, quero que contemplemos a vida de nosso irmão e padroeiro Santo Antônio conforme nos descreve o papa Bento XVI, a partir dos famosos Sermões que ele nos deixou, particularmente para nos ajudar em nossa vida de oração: “Antônio recorda-nos que a oração precisa de uma atmosfera de silêncio que não coincide com o desapego do rumor externo, mas é experiência interior, que tem por finalidade remover as distrações causadas pelas preocupações da alma, criando o silêncio na própria alma. Segundo o ensinamento deste insigne Doutor franciscano, a oração é articulada em quatro atitudes indispensáveis que, no latim de Antônio, são assim definidas: obsecratio, oratio, postulatio, gratiarum actio. Poderíamos traduzi-las do seguinte modo: abrir com confiança o próprio coração a Deus; é este o primeiro passo do rezar, não simplesmente colher uma palavra, mas abrir o coração à presença de Deus; depois, dialogar afetuosamente com Ele, vendo-o presente comigo; e depois muito natural apresentar-lhe as nossas necessidades; por fim, louvá-lo e agradecer-lhe. Deste ensinamento de Santo Antônio sobre a oração captamos uma das características específicas da teologia franciscana, da qual ele foi o iniciador, isto é, o papel atribuído ao amor divino, que entra na esfera dos afetos, da vontade, do coração, e que é também a fonte da qual brota uma consciência espiritual, que supera qualquer conhecimento. De fato, amando, conhecemos” (Audiência geral, 10/02/2010).

Que a riqueza da espiritualidade antoniana consolide sempre mais nossa alegria de sermos frades menores nesta Província de Santo Antônio do Brasil, compartilhando nossa vida e missão com os irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres, neste vasto espaço missionário que o Senhor nos deu.

Feliz dia de Santo Antônio e da Província!
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Recife, 13 de junho de 2012.

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial
 

sábado, 9 de junho de 2012

FREI JURANDIR CAETANO,OFM RECEBE TITULO DE CIDADÃO CAMPINENSE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB







quinta-feira, 7 de junho de 2012

IV CAPÍTULO INTERNACIONAL DAS ESTEIRAS DOS FRADES MENORES JOVENS – UNDER TEN


Desde o dia 02 de junho do p.p, em Guadalajara, no México, está sendo realizado o quarto Capítulo Internacional das Esteiras dos Frades jovens under ten. O Capítulo tem como tema: As Bem-aventuranças e a Identidade Franciscana. Estão presentes duzentos frades de vários países. Do Brasil, estão participando frades das seguintes entidades: Província de Santo Antônio, Província da Imaculada Conceição, Província da Santa Cruz e Província do Santíssimo Nome de Jesus.

Nestes primeiros dias refletimos a luz das três primeiras bem-aventuranças: bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino do Céu, bem-aventurados os que choram porque serão consolados, bem-aventurados os mansos porque eles possuirão a terra. O Ministro Geral apresentou uma síntese de sua carta: Reaviva o Dom da Vocação que está em Você. Nela contém todo o itinerário deste Capítulo.

O encontro está acontecendo num espírito fraterno, de convivência intercultural, em especial mexicana, possibilitando ampliar o olhar frente à Ordem, percebendo-a como uma fraternidade universal. Têm-se refletido e enfatizada as alegrias, os desafios e esperanças em ser um jovem Frade Menor dentro das diversas realidades que se encontra a Ordem.   
Fr. Rogério Rodrigues,OFM


domingo, 3 de junho de 2012

MISSA DOS 70 ANOS DE SACERDÓCIO DE DOM FREI SILVÉRIO DE ALBUQUERQUE, OFM NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA - BA







DOM FREI SILVERIO,OFM COMPLETOU 70 ANOS DE SACERDÓCIO, NO ULTIMO DIA 02 DE JUNHO.
A CELEBRAÇÃO EUCARISTICA ACONTECEU NA CATEDRAL DE SANTA ANA NA ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA.
A FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO DE SALVADOR ESTEVE PRESENTE NESTE MOMENTO SIGNIFICATIVO PARA A IGREJA E PARA NOSSA PROVINCIA.

DESPEDIDA DO FREI JOANAN MARQUES, OFM



TRIDUO DE SANTO ANTÔNIO EM TRIUNFO - PE

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO, EM COSME DE FARIAS, SALVADOR - BA

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.