Definidores

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Curso Interprovincial de Franciscanismo

Cidade de Penedo - Alagoas

Fraternidade Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Web Rádio Santo Antônio

Acesse nossa Rádio

Serviço de Animação Vocacional

Novo site do Serviço de Animação Vocacional

sábado, 22 de outubro de 2011

VIDEOS DA PROFISSÃO SOLENE DO FREI JOANAN,OFM


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Visitador em Salvador





No periodo de 13 a 17 deste mês o visitador Frei Valmir Ramos, OFM esteve conosco, vistando as Fraternidades São Francisco e Santa Clara e conversando com cada um dos frades, para nós foi um momento de grande alegria. O Frei Valmir foi para a cidade de São Francisco do Conde e em seguida irá para Campo Formoso.

Profissão Solene do Frei Joanan Marques,OFM







Pofessou solenemente na igreja de São Francisco, no pelourinho na capital Baiana, o confrade Frei Joanan Marques, a celebração foi presidida pelo ministro provincial Frei Marconi,OFM e contou com a participação por ocasião da visita canonica do Frei Valmir Ramos,OFM.
Para todos nós confrades, amigos e familiares foi um dia cheio de alegria.

sábado, 15 de outubro de 2011

FESTA DA COLHEITA 2011

                                                                        Sítio Cruz, 18 de setembro de 2011



FOTO DA IGREJA NOSS SENHORA DE GUADALUPE, SITIO CRUZ



Irmão (ã) e companheiro (a) da caminhada

Apresse o passo e os preparativos, ponha em alerta máxima seu coração, vem aí a Décima Quinta (15ª ) Festa da Colheita. Ela, como vê, está ficando grandinha, já são 15 anos, que nos encontramos como CEBs no Sítio Cruz para louvar a Deus pelo dom da Vida, agradecer-lhe todos os bens que com nosso esforço e sua graça temos conseguido e contribuir na medida do possível com uma parte do nosso lucro para manter o serviço de evangelização e cidadania que a Comissão Diocesana de CEBs vem promovendo a partir do Sítio Cruz.
Querendo dar maior brilho a essa data (15 anos), convidamos o compositor e cantor Roberto Malvezzi (Gogó), grande amigo e defensor da Natureza para animar a celebração e oferecer um “show”.
Separe com muito carinho o que você deseja oferecer à causa do Evangelho na Missa daquele dia. Pode ser produto de sua roça, ou de sua cozinha, ou adquirido com seu dinheiro, o que importa mesmo é a alegria com que vai ofertar. Embrulhe bem para não misturar os feijões. Combine com seu grupo o transporte. Você pode trazer seu lanche se não quiser comprá-lo nas barracas. Traga um caneco para poupar a Mãe Terra da sujeira dos plásticos. O dia da Festa é 23 de outubro. Na entrada do Sítio você vê agora uma sinalização assim: Recanto Franciscano – Sítio Cruz – 2 km.
A animação musical com o Som de Djair, começa às 8:00 horas. Segue-se a Santa Missa às 10:00 h. De tarde haverá o “Show” de Roberto Malvezzi que será encerrado às 4:00 h. com o tradicional sorteio.
Já imaginamos como você ficará encantado e sairá sonhando em voltar para a próxima festa em 2012.
Que Deus a (o) abençoe e lhe dê a graça de nos encontrar nesse dia bendito de 23 de outubro.
Até lá,
__________________________
Frei Juvenal
Pela Comissão Diocesana de CEBs


Diocese de Garanhuns
Comissão Diocesana de CEBs
Caixa Postal – 155
55293.970 – Garanhuns – PE
Fones: (87)9626 8007 (Frei Juvenal)
(87)9988 6754 / (87) 3763 0248 (Cida)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Frei Walfrido, o Brasil agradece

Frei Aloísio Fragoso
Ao longo de minha vida, conheci muitos brasileiros apaixonados pelos Brasil e provando esta paixão em atos de amor ao povo, poucos, no entanto, comparáveis a Frei Walfrido Mohn, que é alemão. Há mais de 60 anos, ele trocou sua pátria pela nossa com uma única intenção: servir. Não foi o primeiro, não foi o único, não foi o último. Quantos, porém, alcançaram, como ele, a perfeita conjugação entre o desejo de servir e o objeto do seu devotamento? Neste item ele está entre os primeiros e os únicos.
Frei Walfrido é um frade franciscano. Com S. Francisco aprendeu o caminho de realizar sonhos, pois somente a obsessão de um grande sonho explica seu itinerário de vida, sua dedicação, sua incontestável capacidade de inculturação.
Um dia o jovem S. Francisco entrou em crise com o seu mundo, seu modo de vida, sua Igreja, sua família, perguntando-se a cada momento "Senhor, que queres que eu faça?" Nenhuma resposta o satisfez, até o momento em que, vencendo sua repulsa natural, numa estrada de Assis, deparou-se com um leproso e o abraçou e o beijou. De repente ficou sabendo quem era Deus, onde Ele estava e o que Ele queria. ("o que fora, para mim, motivo de asco converteu-se em doçura do corpo e da alma", escreve ele em seu testamento.)
Desde então, o "beijo no leproso" converteu-se na imagem representativa de toda vocação franciscana. Nenhum seguidor de São Francisco encontra sua identidade vocacional enquanto não descobre a figura do "leproso" à espera do "beijo". Frei Walfrido a encontrou em meio aos pobres do Nordeste. Dar-lhes a vida, provar-lhes o amor passou a ser sua paixão permanente.
Logo depois do Concílio Vaticano II, quando a Igreja confiou no Espírito Santo e abriu suas janelas para deixar entrar as aragens do mundo moderno, Frei Walfrido foi retirado de uma humilde paróquia da Paraíba e eleito para um cargo de grande responsabilidade, Ministro Provincial dos Franciscanos.. Aí ele revelou-se uma têmpera de ferro aliada a um coração terno, provou como humildade e ousadia são forças parceiras e complementares e foi plantando as sementes renovadoras de uma nova Igreja em todo o território da nossa Província.
Como sempre acontece com os profetas autênticos, virou um sinal de contradição, alvo de aprovação e aplausos e, ao mesmo tempo de maledicências e dissidências. A despeito disso, deixou uma marca indelével em nossa Província que ainda hoje frutifica.
É difícil ser profeta no exercício do poder. Onde ele não conseguiu superar esta dificuldade, estimulou outros a que o fossem, com seu apoio incondicional.
Houve um momento em que a coerência exigiu dele um ato de temeridade: mesmo sendo estrangeiro, assinou a carta dos bispos nordestinos denominada "ouvi os clamores do meu povo", carta esta que provocou a ira e a repressão da ditadura militar.
Os incansáveis trabalhos ´que lhe roubaram as energias físicas, deixaram intacto este fogo da paixão que o mantém vivo e ativo aos 90 anos, incondicional paixão pelos pobres de Deus.
Nenhuma Assembléia de Deputados irá conceder-lhe o diploma de cidadão brasileiro. Não que lhe faltem méritos para isso, porém sobra-lhe humildade para ser honrado e ovacionado em palanques oficiais. Ele sempre agiu nos bastidores, deixando que outros brilhassem em sua volta.
Certamente, na memória de todos que o conheceram, ele será imortalizado como exemplo excepcional de um estrangeiro que se fez inteiramente brasileiro, a fim de servir e amar o povo deste país. Obrigado, Frei .Walfrido, o Brasil agradece. Feliz aniversário!
Aloísio Fragoso, OFM

sábado, 8 de outubro de 2011

MISSA SOLENE DA FESTA DE SÃO FRANCISCO EM SALVADOR BA




TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO





Jovens do grupo de teatro da Paróquia Santo Amtônio, Cosme de Farias, Salvador BA,
Encenaram no ultimo dia 03 o trânsito de São Francisco

JUNINTER NA COMUNIDADE TAIZÉ





Aconteceu entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro na comunidade TAIZÉ cidade de Alagoinhas BA
o ultimo JUNINTER do ano deste ano, o tema foi sobre politicas públicas com a acessora Nubia da cidade de Aracajú SE.

VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.