Definidores

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Curso Interprovincial de Franciscanismo

Cidade de Penedo - Alagoas

Fraternidade Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Web Rádio Santo Antônio

Acesse nossa Rádio

Serviço de Animação Vocacional

Novo site do Serviço de Animação Vocacional

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tudo pronto para Encontro Nacional de Jovens da CFMB

Data: 27.05.2011 Notícia visualizada 27 vezes A presença do Frei José Carballo, ministro geral da ordem franciscana, em nossa Província, é um dos principais destaques do ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS, da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil, realizada de 2 a 5 de junho.
Este ano o tema que motivou os debates foi "Juventude, tua vida é Missão". Milhares de jovens de Norte a Sul do país serão motivados a refletir sobre a presença franciscana junto aos jovens, que certamente irão assumir o compromisso por um mundo mais justo, mais fraterno, um mundo de Paz e Bem.
Dom José Luiz, bispo auxiliar de Fortaleza, também estará presente. Já no encerramento desse evento, dia 05, os jovens poderão prestigiar o cantor e compositor Zé Vicente.

Objetivos do Encontro:
O "Encontro Nacional de Jovens" irá fortalecer a presença da OFM entre os jovens, atendendo a solicitação feita durante o "Congresso Missionário de Córdoba", na Argentina, e da "Assembleia do Sifem", em Anápolis-GO e Agudos-SP.
Muitos dos participantes poderão sentir a mística franciscana que também ajuda a despertar a vocação missionária que ainda estavam buscando o seu caminho. Para os momentos que serão oferecidos nas oficinas e outros momentos os jovens também experimentará a partilha de experiências de ações realizadas em diferentes regiões do Brasil, o que será um dos focos de conversas entre os grupos.
Nas oficinas, os jovens terão oportunidade de debater sobre temas como Ecologia e espiritualidade franciscana; Juventude Franciscana; A Evangelização da Juventude; Evangelização por meio da Arte; A juventude e Comunicação virtual; Juventude e o exercício da cidadania; Amazônia terra de Missão; Francisco e Clara no seguimento a Jesus e Paz e Solidariedade no contexto de violência e fome.
Mais uma vez o Santuário de São Francisco das Chagas cumprirá a sua missão de levar a Palavra de Deus e despertar a vocação sacerdotal em jovens que querem seguir os passos de São Francisco e Santa Clara.
Saiba mais:
As equipe que farão todo o trabalho de organização e acolhimento do evento estiveram se reunindo e acertando os últimos detalhes do evento. Para isso teremos diversas equipes, tais como: Coordenação, Equipe de Secretaria, Equipe de Jornalismo e Imprensa, Equipe de Animação, Equipe de Infra-estrutura, Equipes de Articulação para a noite Cultural e Equipe de Acolhimento. Além do mais muitas outras pessoas serão mobilizadas para que todos que tiverem presentes no Encontro de Jovens sejam bem acolhidos e servidos na Casa de São Francisco, em Canindé, Ceará.

Acolhimento e Credenciamento
Os jovens que fizeram a sua inscrição na Secretaria do Sifem para participarem do Encontro Nacional de Jovens, farão o credenciamento e receberão o kit do Encontro no dia 02 de junho, a partir do horário da tarde, onde também serão recepcionados e encaminhados para as acomodações, no Centro de Treinamento, Juvenato e Covento de Santo Antônio, já que também teremos a presença de muitos frades de diversas províncias franciscanas do Brasil.
Para você jovem, que não pode estar presente nesse Encontro de Fraternidade e Experiência da vivência Franciscana dos Jovens do Brasil, poderá manifestar a sua fé e solidariedade através da sua oração, por todos que estarão participando desse evento em Canindé, Santuário e Paróquia de São Francisco. Também faremos memória de você nesse momento.

Informações:
Saiba de outras informações na Secretaria do Sifem, no Centro de Treinamento da Paróquia de São Francisco das Chagas, ou se preferir ligue para o fone: (85) 3343.0718

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ACONTECEU EM LAGOA SECA PB: Homenagem ao Frei Liberato, OFM

O Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca celebrou neste domingo (22/05) celebrou 40 anos de sua fundação. Na programação foi incluída uma homenagem ao Frei Walfrido Mohn. Frei Walfrido, na época, usava o nome religioso de Frei Liberato. Ele é um dos fundadores do sindicado. Constou também da programação a celebração eucarística que foi celebrada por Frei Anastácio Ribeiro e Frei Hermano Wiggenhorn. Frei Elielton e Frei Bruno, noviços, participaram desta programação



FONTE: http://fontedepazebem.blogspot.com/

SALVADOR BA: Frades participam da Beatificação da Irmã Dulce






quinta-feira, 19 de maio de 2011

DOMINGO ACONTECEU A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE





CONFIRA UM POUCO DO TRABALHO DA IRMÃ DULCE

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fraternidade Santa Clara esteve em festa (Aniversário do Frei Erivaldo,OFM) 15 de Maio



sábado, 14 de maio de 2011

Fraternidade Santa Clara é entrevistada no Programa Paz e Bem, da Paróquia 14 de Maio



quarta-feira, 11 de maio de 2011

SALVADOR: 2º Encontro das casas vizinhas... 11 e 12 de Maio!




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Encontro de Guardiães, vigários e Coordenadores das fraternidades


FOTO DOS NOVIÇOS, FREI FERNANDES E FREI ALMIR (VISITADOR)
 De 25 a 28 de Abril, realizou-se em Ipuarana, o encontro de Guardiães, Vigários e Coordenadores das Fraternidades. O encontro transcorreu num clima de muita fraternidade. Participaram 25 frades. Neste encontro tivemos a presença do nosso visitador geral, Frei Valmir Ramos, que iniciará a visita canônica em preparação para o Capitulo Provincial de 2012, no próximo mês de agosto.

Frei Osmar da Silva
Fonte: http://freiosmardasilva.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Memória de Frei Bento

Ao celebrarmos a ressureição do Senhor, hoje também queremos renovar a certeza da ressureição que nos é conferida a todos aqueles e aquelas que repousam em Cristo a sua esperança. Nosso confrade Frei Bento, que adormeceu nesta vida nos deixa marcas profundas de sua existência nesta cidade terrena. Inspirado pelo vigor evangélico de Francisco de Assis deixou sua pátria, e aqui nas terras brasileiras estabeleceu o cerne de viver a sua vocação como missionário franciscano. Pouco conheço a história deste homem, mas o que conheço relembro com ousadia. O marcante fora sua dedicação de vinte e cinco longos anos entre os índios Tirió, missão árdua e bem desafiadora. Logo após estes anos nosso confrade foi transferido para a cidade do Recife, mas por forças de adaptação pediu transferência para um região interiorana. O certo é que ao longo destes últimos meses, frei Bento tornou-se membro desta fraternidade por motivo de restabelecimento de sua saúde. Parece-me que depois de uma longa missão foi dada a hora de subir a montanha, a do calvário. Lembro-me do dia em que fomos interna-lo a sua esperança em querer logo restabeleceu a sua saúde e retornar ao convívio da comunidade de Mutuca, lugar onde o nosso confrade realizou sua ultima missão pastoral junto ao povo de Deus. Esperança esta que permeou o coração dele durante sua estadia no hospital. Acredito que sua missão também não se acabou no hospital, pelo contrário ela se intensificou. Ao chegar ao hospital todos já sabiam da presença do frade, bom era a hora do passeio pelos corredores todos paravam para cumprimentá-lo e ao mesmo tempo ele retribui em palavras de animo ou se não pelo seu sorriso. Os confrades desta casa tiveram a oportunidade de conviver, mas diretamente com ele, quando um dia ele mesmo disse: “estamos tendo a chance de nos conhecermos melhor.” Várias vezes tivemos a oportunidade de partilhar a vida, sobre tudo a de consagrados às vezes com o olhar humano e outras mais eficazes com olhar do Espirito. Não temos sombra de dúvidas, que o calvário de frei Bento é um apelo a nossa conversão e por isso a nossa fraternidade é agradecida a Altíssimo Onipotente e Bom Senhor por termos sido instrumentos de cuidado e afeto. Quantas vezes nós frades jovens ouvimos ao raiar de um novo dia após termos passado a noite com ele no hospital... – Frei temos que ir. – Ele respondia: é o jeito! Queremos em quanto fraternidade provincial confiar ao Bom pastor a alma deste teu filho, que ousou viver o Evangelho. Ao mesmo tempo confiamos a Deus a vida dos agentes de saúde que se dedicaram no cuidado profissional de nosso confrade, e de maneira especial a nossa amiga Rejane. E tantos irmãos, amigos e conhecidos que direta e indiretamente trilharam conosco este caminho. E por fim, já em uma das ultimas noites em um conversa com ele, o própria dizia: “resta acreditar nas possibilidades do coração.” Paz e Bem!
Frei Dennys Santana Ferreira, OFM

terça-feira, 3 de maio de 2011

Evocações de frei Anísio

Faltam-me informações para contar os últimos anos de frei Anísio seu necrológio. Remonto sim aos seus primeiros anos de vida franciscana vividos em Porto da Folha e em Paranatama. Mesmo essa memória anda desbotada pela falta de exercício e pelo tempo que é distante.


Vou tentar uma escavação arqueológica no tempo a ver se restauro as feições e o jeito do “Laranjo” este o carinhoso apelido que Angelino deu ao beradeiro Anísio. Poucos meses vivíamos frei Angelino e eu a aventura franciscana de inserção entre os pobres, numa casa de taipa da Rua da Baixinha (Porto da Folha) quando nos chegou o filho do pescador André. Vinha de Telha, na beira do Velho Chico para conviver conosco. A casa já tinha outros inquilinos: Sebastião (ex-aluno de Ipuarana), frei Enoque, frei Roberto Eufrásio (também ex-aluno de Ipuarana), conosco éramos cinco. A chegada de Anísio subia para seis os moradores da casinha que possuía só um quarto, uma sala, cozinha e banheiro. Como recusar mais um? E assim mais uma rede foi armada e o galego quase analfabeto juntou-se ao grupo franciscano.

Anísio chegou carregado do sonho de ser missionário e não escondia seu gosto de aprender e o entusiasmo pela vida. Matriculou-se no ginásio local e atirou-se aos livros com afinco decidido a sair do atraso. Em casa partilhava os diversos serviços com disposição e alegria. Nas orações da fraternidade, não ficava inibido com a superioridade intelectual dos companheiros, mas pontuava a reflexão com suas colocações pertinentes. No clima de irmandade criado entre nós, ninguém se julgava mais do que ninguém. Isso se mostrava, sobretudo, nas revisões do grupo, quando Anísio livremente cobrava ou questionava os companheiros mais idosos.

Anos de alto astral franciscano aqueles, um segundo noviciado (noivado) vivido entre 1970 e 1973. Esse foi o ano em que a um aceno de Mons. Marcelo Carvalheira, cotado para ser bispo de Garanhuns, demos a largada de Porto da Folha para Paranatama (PE). E o Anísio veio com Juvenal e o Angelino para o Pernambuco. Ele desenvolveu um intenso trabalho missionário na cidade e nos sítios ativando o surgimento e organização das comunidades de base. Sem veículo nosso, as distâncias eram vencidas na perna. O dia era para ajudar as pessoas nos trabalhos e a noite era para reunir os vizinhos em torno da Palavra. Os jovens receberam forte apoio de Anísio para formarem grupos fraternos. Um belo dia ele achou que estava na hora de manifestar de público seu compromisso com a causa do Reino na família franciscana. E perante uma multidão que lotava a igreja de Paranatama fez sua profissão solene segundo os três conselhos evangélicos. A essa altura o ministro provincial frei Valfrido viera até nossa casa para acolher-nos de volta ao seio da Província o que nos encheu de contentamento principalmente porque ele nos confirmava a opção de vivermos com os pobres.

Depois de cinco anos de missão em Paranatama fizemos um retiro sob tendas em lugar ermo com a participação de padres e freiras que desejavam redirecionar suas vidas. Decisão tomada, eu com Pe. Luís Weel fomos para o sítio Cruz, frei Angelino e Anísio partiram para um pequeno povoado em Alagoas. A partir desse dia, perdi o contato com o “Laranjo”. Soube que seu noviciado conosco e sua profissão não eram canonicamente válidos e ele então foi fazer o noviciado na Província.

Resgatado pela Instituição prosseguiu seus estudos até a ordenação. Estive presente nesse grande momento de sua vida. Viajei em velho fusca lotado com alguns amigos até Telha onde aconteceu o evento. O interesse de Anísio pela Bíblia despertou-lhe a vontade de estudá-la na língua original. Um dia soube que o “Laranjo” estava em Paris estudando hebraico, “quem te viu, quem te vê”. Em Porto da Folha se diz: “quem foi Naninha”. Em 1998, tendo completado quarenta anos de padre, coube-me a graça nunca sonhada de peregrinar pela Terra Santa. Pense, quem é que fui encontrar em Jerusalém? Adivinhou, o Anísio. Desembaraçado naquela cidade exótica, levou-me a conhecer o quarto que ocupava, fez compras, falando hebraico, acompanhou-me até a mesquita de Omar.

Depois desse surpreendente encontro na terra de Jesus, só nos vimos fortuitamente em Capítulos Provinciais. Ouvindo falar que ele era solicitado pra assessorar retiros e dar aulas bíblicas, no coração me ufanava de ter pescado no Rio São Francisco essa vocação para o serviço do povo de Deus.

Inesperadamente chegou a notícia: frei Anísio foi hospitalizado, foi para UTI, os médicos estão pessimistas, frei Anísio faleceu. Com apenas 59 anos, um menino, diria Angelino, se foi nosso “Laranjo” para os braços do Pai. Mas deixou entre nós seu bom perfume, haja vista os comentários ouvidos de quem o conheceu no ardor de seus jovens anos em Paranatama.

Tudo seja para a glória de Deus. Amém!

Frei Juvenal, OFM

A PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL está de luto.

FREI BENTO LETSCHERT, OFM

Faleceu neste domingo (1° de maio), às 14 horas, no Hospital do Coração de Pernambuco - PROCAP, Frei Bento Letschert, ele tinha 71 anos, foi missionário entre os índios Tiriyó e ultimamente morava em Pesqueira, PE.


Seu sepultamento aconteceu ontem, dia 2, às 15 horas, após missa exequial a ser celebrada no Convento de Santo Antônio do Recife às 14 horas. Rezemos pelo descanso eterno de nosso confrade!

FREI ANÍZIO FREIRE, OFM
 Faleceu na madrugada deste sábado, 26 por volta das 04h, em Campina Grande-PB, aos 59 anos, Frei Anízio Freire OFM, que residia no Convento de São Francisco.

Ele estava internado desde o dia 27 de fevereiro no Hospital João XXIII em Campina Grande-PB com um quadro infeccioso, apresentando febre, diarréia e vômitos com sangue. Segundo os médicos, as medicações não faziam efeitos por conta dos vômitos, ocasionando assim as complicações e infelizmente o óbito do nosso irmão. Frei Anízio era bastante querido por onde passou e todos lamentaram sua partida.
Segue abaixo o discurso do Bispo da Diocese de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha lamentando sua partida. Texto extraído do site: paraibaonline.com.br
“O bispo da Diocese de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, lamentou na manhã deste sábado (26), o falecimento do frei Anísio Freire, ocorrido na madrugada deste sábado 26, em Campina Grande.
- A Diocese de Campina Grande se solidariza com toda a comunidade franciscana e apresenta votos de pesar pelo falecimento deste nosso irmão. Frei Anízio era biblista, ecologista e professor do nosso seminário diocesano. Asseguramos assim nossas orações pela vida eterna do frei – disse Dom Jaime, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité.”

FONTE: http://ofmeventos.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aniversário do Frei Gilmar, OFM 24 de abril




VISITANTES

SOMOS...

OFM - Ordem dos Frades Menores, Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. E-MAIL: franciscanoofm2010@hotmail.com

SAV

SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO PASTORAL DAS VOCAÇOES
Convento Santo Antônio
Caixa postal, 1931
CEP. 50001-970-Recife-PE
Fone: (81) 3424-4556

Para doações via bancaria, favor depositar na conta poupança, Nº 16169-1, AG.3021, em nome da Comunidade Franciscana da Bahia.

Email: ofmne@terra.com.br

ACONTECIMENTOS...


FAÇO PARTE TAMBÉM...

ORAÇÃO PELAS VOCAÇOES FRANCISCANAS

Senhor da messe, que despertas os corações para o serviço e a solidariedade, faz surgir entre os jovens, vocações para manter a vida e a missão desta fraternidade franciscana, presente neste sofrido nordeste brasileiro, entre os índios Tirió e na Alemanha.
Que o clamor do teu povo e a busca feitas pelos frades de viver o Evangelho na forma vivida e proposta por São Francisco de Assis, façam surgir, com tua graça, novos “Irmãos Menores”, para o serviço da igreja de teu filho. Amém.